O elenco palmeirense saiu de férias tão logo acabou o Campeonato Brasileiro, no último dia 4 de dezembro, com total liberdade para aproveitar as férias, mas com algumas recomendações sugeridas pela comissão técnica. De acordo com o preparador físico Anselmo Sbragia, os jogadores receberam uma 'apostila' com sugestões de treinamentos, entre eles, de condicionamento aeróbio e fortalecimento muscular.
"É bom que fique claro que não se trata de nenhuma cartilha. Passamos algumas sugestões de exercícios com o objetivo de eles não sofrerem durante os primeiros dias da reapresentação. É apenas uma sugestão para quem quiser seguir, não existe nada obrigatório", explicou Sbragia, ementrevista para o site oficial.
"Nós sabemos que eles vivem uma temporada extremamente desgastante e por isso até deixamos claro para eles aproveitarem ao máximo as férias e curtirem os momentos de lazer, inclusive na questão da alimentação", completou.
Sbragia ainda esclareceu que estipulou um peso ideal para o retorno dos atletas das férias, mas sem punição para quem 'extropolar' essa medida. "Como eu disse, não tem punição para nada. Se o atleta voltar das férias com o peso acima daquilo que estipulamos, não tem problema algum. Ele só terá que recuperar a forma durante a pré-temporada, e é para isso que serve esse período que antecede o início das competições."
De férias no interior de São Paulo, o preparador físico admitiu que o fato de o Campeonato Paulista começar uma semana depois do previsto, no dia 22 de janeiro, vai ajudar na preparação dos jogadores para todas as equipes.
"O ideal seriam quatro semanas para preparar bem os atletas, mas o fato de a competição começar uma semana depois em relação a atual temporada, já ajuda bastante e é muito bem vinda."
No período de quase 20 dias de pré-temporada até a estreia no Paulistão, contra o Bragantino, em Bragança Paulista, Sbragia revelou que a programação será de treinos com bola já nos primeiros dias de atividade.
"Nos primeiros 10 dias de pré-temporada, é certo que treinaremos sempre em dois períodos. Vamos começar forte os trabalhos e já estipulamos com o restante da comissão técnica que, no terceiro dia de treinos, já vamos introduzir os treinamentos com bola com os jogadores", explicou.
A Condeferação Brasileira de Futebol (CBF) reparou na tarde desta quarta-feira (14) o erro na contabilidade dos pontos do novo ranking do futebol brasileiro e computou o título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa vencido pelo Palmeiras em 1967, que não havia sido contado na relação divulgada nesta última terça-feira. O torneio, equivalente a 60 pontos estipulados pela entidade, fez o Verdão ultrapassar o Santos e se tornar o novo líder com 2.366 pontos, contra 2.358 dos santistas.
A unificação de todos os títulos nacionais conquistados entre 1959 e 1970 foi oficializada pela CBF em dezembro de 2010, tornando Palmeiras e Santos como os maiores campeões do país, com oito títulos cada um.
Nada mais justo para o futebol brasileiro fazer uma retificação histórica e reconhecer a importância de um período de ouro do futebol brasileiro, que viu desfilar nos campos a elegância e alto nível técnico da primeira Academia palmeirense, que conquistou os títulos de 1960 e 1967, da Taça Brasil, e também dois Roberto Gomes Pedrosa (conhecido na época como “Robertão”), em 1967 e 1969.
Somam-se a estas conquistas o bicampeonato da segunda Academia, em 1972 e 1973, e dos esquadrões da década de 90, em 1993 e 1994, e temos o Palmeiras como legítimo Octacampeão Brasileiro.